sábado, 21 de junho de 2008

VENDA DE ALIMENTOS EM LUANDA

Viver em Angola, mais precisamente em Luanda, é viver num local onde comer é uma aventura...rsrs....tudo tem que ser muito bem analisado....
Isso porque....vende-se de tudo na rua, como pode-se ver nas fotos, desde a carne ate o sofá da sala...rsrs, tudo no meio do lixo e dos bichos. O sofá fica exposto, no meio da lama, para facilitar para quem compra e quem vende, segundo a teoria angolana de marketing.
Em Luanda existem vários mercados paralelos, onde vende-se tudo, de roupa a alimentos.Chama-se mercado paralelo por ser o local onde as pessoas vendem a retalho = varejo o que compraram a grosso = atacado.
No mercado paralelo a carne (suina, bovina,etc) é cortada a "machadada", na bancada de madeira, no meio da rua, com tempero especial.....pó da estrada e uma pitada de lixo...rsrs.
Os frescos, como se chamam as verduras e os legumes, são medidos nos baldes e cada balde deve ter por volta de 5 kg, ou seja, você compra um balde de tomate, um balde de cenoura.Mas o comprador não leva no balde, tem que comprar um saco grande, para levar o que adquiriu...rsrs.
As frutas e verduras são caras no supermercado normal, mas têm um preço mais acessível no mercado paralelo (1 kg de banana catura custa 500 kwanzas = 7 USD).Sendo assim, estamos sentindo muita falta de frutas, eu então, nem se fala....até porque além do preço, é dificil encontrar frutas boas, geralmente estão "passadas".
Aqui os laticinios, manteiga, queijo, maionese, bebidas lacteas, etc não são refrigerados...não tem necessidade, segundo eles...rsrs
Caso você fique "preso" no trânsito, o que sempre acontece...rsrsr...não precisa se preocupar, pois sempre tem alguém com "coisas" para vender na janela do carro, principalmente água em sacos plásticos, gasosa = refrigerante, cachorro-quente, além de relógios, óculos, ferramentas, etc....
Beijos a todos...
Lari e Ade

Um comentário:

Unknown disse...

Percebe-se um estilo mais simplório do povo Angolano, com os alimentos, deixar os alimentos o mais natural possível, assim como estão na natureza. rs rs rs. Além do que as bactérias ninguém vê!